Todas as nossas atividades

O Centro Social Nossa Senhora do Rosário é uma organização da sociedade civil que atua na garantia de direitos e na promoção da educação integral, atendendo, atualmente, 130 (cento e trinta) crianças e adolescentes, através dos Projetos:

* SEMENTINHA que atende 130 (cento e trinta) crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 17 anos, em período contraturno escolar, por meio de ações por meio de ações informativas, artesanais, recreativas, esportivas e culturais, visando:

  • Prover assistência aos integrantes;
  • Reduzir o número de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e/ou social;
  • Oferecer melhores condições de vida aos integrantes, cuidando, educando e preparando-os para o futuro;
  • Elevar a autoestima;
  • Promover a valorização pessoal.

Atividades desenvolvidas

. Projetos funcionais: São realizadas palestras e conversas com temas transversais, variados e da atualidade, de acordo com a faixa etária, com o objetivo de mostrar às crianças e adolescentes, a importância do conhecimento na vida de cada um deles, levando-os a pensar, refletir e questionar, buscando assim, desenvolver o senso crítico de cada um.

. Visitas e/ou passeios: A Entidade, sempre que possível, programa visitas e/ou passeios que possam enriquecer a vivência dos integrantes, bem como complementar o trabalho desenvolvido pelas orientadoras. As saídas têm por objetivo, além de conhecer novos ambientes, levar as crianças e adolescentes a interiorizarem o tema desenvolvido de forma significativa, proporcionar integração, lazer, novas experiências e enriquecimento da cultura.

. Atividades Artísticas: A Entidade proporciona aos integrantes atividades que dão oportunidades de criação, expressão de ideias e sentimentos e que possibilitem a descoberta de habilidades, com a utilização de diferentes materiais e recursos, como tintas diversas, papéis variados, tesouras, colas, fitas adesivas, E.V.A., lápis de cor, canetinhas hidrocor, aquarelas, materiais recicláveis, massa de modelar, argila, entre muitos outros.

. Atividades Esportivas: As atividades esportivas – Futsal, Vôlei, Karatê e Ginástica Rítmica – são desenvolvidas em parceria com o Projeto Escola Viva da Prefeitura Municipal e visa, além de proporcionar lazer, a possibilidade de aprendizagem de diversas práticas esportivas, desenvolver nos integrantes atitudes favoráveis a prática de atividades físicas, mostrar a importância do trabalho em equipe, o saber competir, ganhar e perder e o respeito às regras.

. Atividades Recreativas: Estas atividades são utilizadas como instrumentos importantes para o desenvolvimento do raciocínio, coordenação motora, cooperação, reflexo, criatividade, imaginação, aumento da autoconfiança e, mais do que isso, contribuem para a socialização, através da aprendizagem de regras, entendendo melhor como funciona um grupo que se submete às mesmas regras, enfim, aprender a ceder, ganhar e perder. É importante ressaltar que, os integrantes também têm a oportunidade de brincarem livremente.

. Oficina de Cartão: Esta Oficina tem por objetivo contribuir para que as crianças e os adolescentes tenham maior comprometimento com as atividades, empenho, dedicação e desenvolvam habilidades motoras, trabalho em grupo, oralidade e aumento da autoestima.  Durante o ano, são confeccionados cartões com a escrita de/para personalizados, e cartões para datas especiais, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal, bem como, cartões de agradecimento e de aniversário, para serem entregues, como forma de retribuição, a parceiros e cidadãos do município que fazem doações à Entidade (É importante ressaltar que, os desenhos e frases utilizados nesses cartões são criações dos próprios integrantes, selecionadas no início do ano, para serem reproduzidas).Obs.: Parte da produção é vendida à comunidade e a renda arrecadada revertida para manutenção da Oficina e em favor dos próprios integrantes.

. Oficina de Artesanato: Nesta Oficina são ensinadas aos integrantes atividades artesanais, como biscuit, trabalhos com reciclagem e outros materiais diversos, com o objetivo de diversificar o aprendizado, elevar a autoestima, despertar a curiosidade de participar e de aprender novos trabalhos manuais, e também de desenvolver novas habilidades, coordenação motora, concentração, criatividade e atenção.

. Oficina de Dança: Nesta Oficina são ensinados vários ritmos, como MPB, clássico, axé, sertanejo, pop, entre outros, respeitando os limites, habilidades dos integrantes e visando desenvolver expressão corporal, ritmo, criatividade, integração, coordenação motora e socialização, alguns dos quais são apresentados em eventos que acontecem no município e/ou região, para promover integração e elevar a autoestima.

* SECRETARIA E COZINHA EXPERIMENTAL

O Centro Social desenvolve dois Programas: “Cozinha Experimental” e “Secretaria”, os quais possibilitam o aprendizado de atividade remunerada, assegurado no Artigo 68 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e oferecem oportunidades de conhecimento sobre regras básicas no ambiente de trabalho.

. Programa “Cozinha Experimental”: Este programa conta com duas orientadoras para auxiliar os adolescentes na confecção de pães, bolos, salgados, doces e chocolates artesanais. Como forma de incentivo, os mesmos recebem um valor simbólico em dinheiro, mensalmente, para participarem das atividades em períodos de três horas diárias (três adolescentes no período da manhã e três no período da tarde).Os produtos são vendidos à comunidade e a verba arrecadada revertida para pagamento do incentivo financeiro dos adolescentes e manutenção do Programa.  .

. Programa “Secretaria”: Este Programa conta com o apoio da Secretária da Entidade, que além de realizar as atividades do setor, instrui um adolescente nas atividades desenvolvidas no local. O integrante recebe um valor simbólico em dinheiro, mensalmente, como forma de incentivo, para desenvolver as atividades em período em períodos de três horas diárias. Além das atividades de tais Programas, os adolescentes participam dos Projetos funcionais e optam por realizar uma das atividades (esportivas, recreativas ou culturais) desenvolvidas no Projeto Sementinha.