PREVENÇÃO É O CAMINHO PARA COMBATER O TRABALHO INFANTIL!

   Quando o assunto é trabalho infantil, existem vários mitos que são espalhados sobre violação. Entre eles, frases como: “É MELHOR TRABALHAR DO QUE ROUBAR” que é frequentemente utilizada para justificar a prática. Independente de sua veracidade, o trabalho precoce é prejudicial para crianças.

   O dia 12 de junho marca o DIA DO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL.

   As orientadoras do Centro Social Nossa Senhora do Rosário, durante este mês realizaram rodas de conversa, de forma qualificada, garantindo as crianças e adolescentes acesso a informações sobre a existência da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e o exercício de cada vez mais trabalhar de forma coletiva e articulada para erradicar o Trabalho Infantil.

   As atividades foram conduzidas com metodologias adaptadas à realidade dos integrantes, aprofundando assuntos e fazendo-os refletirem sobre as consequências deste tipo de trabalho.

   No dia 22 de junho de 2022, a orientadora Jade juntamente com os integrantes da Turma 3 do período da manhã, realizaram uma apresentação baseada no livro “TRABALHO DE CRIANÇA NÃO É BRINCADEIRA NÃO”, finalizando com a música “CRIANÇA NÃO TRABALHA”.

   Nossas crianças precisam estudar, brincar, se socializar com outras crianças para se desenvolver de forma plena como ser humano, pois o trabalho precoce é prejudicial ao desenvolvimento físico e intelectual. Desse modo, precisamos voltar os olhares para busca de algumas soluções como: discutir a urgência de políticas sociais e econômicas que possam promover uma reforma estrutural com a implantação de programas específicos para o combate à prática do Trabalho Infantil.

“Toda Criança merece ser Criança. Diga NÃO ao Trabalho Infantil.”