O MEIO AMBIENTE SOMOS TODOS NÓS.

   Nos dias 19 e 20 de setembro, os integrantes do Centro Social Nossa Senhora do Rosário, visitaram a Nascente Modelo do Córrego do Pessegueiro à convite da Seção de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, participando de uma atividade sobre conservação do solo e a importância das nascentes.

   Durante a visita, nossas crianças e adolescentes conversaram juntamente com o Biólogo Fábio de Souza sobre a importância de protegerem o meio ambiente, para que juntos possamos construir um planeta saudável. 

   Em agradecimento ao Centro de Educação Ambiental Pessegueiros, nossos integrantes juntamente com a coralista Cris Naga apresentaram duas canções relacionadas a preservação do Meio Ambiente.

 

“Preservar o meio ambiente é agir no presente para proteger o futuro.”

BRINCAR É APRENDER A VIDA, COM ALEGRIA.

   A RECREAÇÃO contribui de forma positiva na formação intelectual, emocional e cognitiva.

   É, por essência, uma prática lúdica onde a participação busca ser prazerosa e produzir no individuo ou na sociedade, um movimento de mudança positiva, de renovação, um revigorar da mente e corpo.

   Orientadoras e integrantes do Centro Social Nossa Senhora do Rosário, realizaram uma gincana, visando por meio de jogos e brincadeiras, compreender o mundo a sua volta e conceitos necessários para a formação integral de nossas crianças e adolescentes.

“BRINCAR COMO UMA CRIANÇA, EIS UM MISTÉRIO DA FELICIDADE.”

O COMPROMISSO DE CADA CIDADÃO CRIA UM PAÍS INDEPENDENTE E FORTE.

   No intuito de trabalhar a cidadania, o respeito e o amor à Pátria, no dia 06 de setembro de 2022, os integrantes do Centro Social Nossa Senhora do Rosário cantaram o Hino Nacional e o Hino da Independência.

   Uma atitude que enaltece a Pátria e engrandece a consciência de cidadania.

   É importante ressaltar, que vem sendo realizado um trabalho com as crianças e adolescentes da Entidade, para relembrar o motivo de cantarem os hinos neste dia e a retomada da importância da postura adequada e do respeito durante a execução.

   Todo projeto realizado pela Entidade visa contribuir com a educação de forma integral, para formação de cidadãos atuantes e conscientes de seus direitos e deveres.

“A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL É CONSTRUIR UM LUGAR IGUALITÁRIO E DEMOCRÁTICO PARA TODOS.”

SABEDORIA POPULAR, QUE INTEGRA UMA PARCELA IMPORTANTE DA IDENTIDADE DE UM POVO.

   Agosto é o mês do folclore. Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras, as quais são passadas de geração para geração. Muitas brincadeiras existem há décadas ou até séculos, e a continuidade destas é muito importante para a preservação da história e do folclore do nosso país.

   O Centro Social sempre desenvolve trabalhos voltados para a preservação da cultura e para o lazer das crianças e adolescentes. E, pensando nisso, o mês de agosto foi reservado para a retomada de algumas brincadeiras folclóricas.

   No dia 22 de agosto de 2022 com o objetivo de proporcionar momentos de descontração, alegria, divertimento, mas também ensinar o verdadeiro sentido da cooperação e socialização, os integrantes participaram de uma gincana folclórica, organizado pelas orientadoras.

SE UMA PALAVRA PODE MUDAR, IMAGINE UMA ATITUDE.

   Na segunda-feira dia 22 de agosto de 2022, fomos contemplados com uma doação de arroz realizada pelo SICOOB CREDIÇUCAR.

   Nós do Centro Social Nossa Senhora do Rosário agradecemos imensamente a Ação Solidária realizada pela Cooperativa.

“Um dos propósitos mais fantásticos da vida, é a solidariedade.”

AMAR É MAIS QUE POSSÍVEL, É ESSENCIAL!

   Quando os pais ou responsáveis demonstram interesse pela vida dos filhos, as experiências são diferenciadas, pois os mesmos se sentem valorizados e acolhidos. Acompanhar o processo de desenvolvimento dos filhos, não significa apenas cobrar resultados, mas estimular, motivar, valorizar, ensinar e conversar, proporcionando um espaço de diálogo e escuta, no qual ambos podem trocar opiniões respeitando as limitações de cada um.

   Nos primeiros dias do mês de agosto, as orientadoras organizaram rodas de conversa sobre o tema “FAMÍLIA”. Foram várias atividades diferenciadas nessa semana, com o objetivo deles reconhecerem suas próprias histórias e quem faz parte dela, fortalecendo os vínculos familiares. Os integrantes tiveram a oportunidade de expressarem seus sentimentos, contando sobre suas vivencias.

   Certos de que a parceria entre Entidade e Família é um fator fundamental para o sucesso, no dia 09 de agosto de 2022 foi organizado uma homenagem em comemoração ao “DIA DOS PAIS”.

   Nós do Centro Social Nossa Senhora do Rosário gostaríamos de agradecer a participação das famílias de nossos integrantes nesse dia tão especial, a presença de vocês nos fortalece, dando credibilidade ao Projeto.

RESSIGNIFICAR, MUDANÇA DE COSTUMES E CONCEITOS.

   A reciclagem é a ressignificação do lixo e a modificação de tudo aquilo que é comumente descartado em algo muito mais especial.

   A arte precisa ser disseminada como expressão de vida, despertando sua função nas metas sociais.

   O Centro Social Nossa Senhora do Rosário, através das oficinas de RECICLAGEM e ARTESANATO, vem oportunizando aos integrantes, o desenvolvimento de suas habilidades manuais, atenção, concentração e coordenação.

  Visando explorar e expandir a criatividade, consequentemente despertando e enriquecendo a consciência coletiva e cooperativismo.

“O CUSTO DE CUIDADO É SEMPRE MENOR QUE O CUSTO DO REPARO”

RETORNO… UM MOMENTO DE ACOLHIMENTO.

   Na quarta-feira dia 27 de Julho de 2022, o Centro Social Nossa Senhora do Rosário retomou suas atividades após o período de férias com todos os integrantes.

   A Equipe Técnica juntamente com as orientadoras planejaram atividades lúdicas e rodas de conversa para que nossos integrantes tivessem um espaço para poderem compartilhar suas vivencias durante as férias.

   Proporcionar um espaço lúdico onde eles possam se abrir e expor o que vivenciaram é importantíssimo, pois muitos durante esse período viajaram, ou ficaram em casa com a mãe ou na casa de parentes.

   Além disso, as atividades desenvolvidas visaram oferecer oportunidades de aprendizagens para que os integrantes pudessem ter maiores chances de desenvolverem suas habilidades e potencialidades para a vida em sociedade.

SOLIDARIEDADE EM MOVIMENTO.

   Na sexta-feira dia 15/07/2022, fomos contemplados com uma doação de produtos de limpeza realizado pelo Esporte Clube Palmeirense, através do evento NOITE DAS MULHERES.

   Nós do Centro Social Nossa Senhora do Rosário agradecemos imensamente a Ação Solidária promovida pelo Esporte Clube Palmeirense.

   “Um dos propósitos mais fantásticos da vida, é a solidariedade.”

AGRADECER É A ARTE DE ATRAIR COISAS BOAS.

   Atendendo ao pedido de Sr. Gerson Prado, foi elaborado um oficio, em que após indicação parlamentar do Deputado Estadual Paulo Fiorilo, o Centro social Nossa Senhora do Rosário foi contemplado com uma Emenda Parlamentar no valor de R$70.000,00 (setenta mil reais).

   Valor este destinado à aquisição de um veículo que será de fundamental importância para que a Entidade continue desenvolvendo seus trabalhos de forma adequada, visando o bem estar e a segurança no transporte de integrantes e funcionários.

   Agradecemos ao Sr.Gerson Prado pela intermediação entre a Entidade e o Deputado Estadual Paulo Fiorilo, por esta indicação.