A morte é o grande mistério que ronda a humanidade, todos nós perdemos pessoas queridas, mas em nosso íntimo, ainda acreditamos que podemos encontrá-las em cada esquina ou que vamos abrir a porta e dar de cara com elas. Porém, elas apenas se mostram em nossos sonhos e na saudade que cresce a cada dia, independente de quanto tempo faz desde a sua partida.
No dia 25 de maio a senhora Maria José Pignataro Bastos deixou este mundo e o tornou mais cinzento com sua despedida. Dona “Dedé” como era conhecida acreditava na vida, nas pessoas, em uma sociedade mais justa e igualitária. Lutou por seus ideais, princípios, valores, crenças e porque não dizer uma missão?! Sua vida foi marcada por muitas coisas, dentre elas o seu engajamento no trabalho com a sociedade, como por exemplo sua atuação na Casa da Amizade, no Rotary Club, ministra Eucarística na Capela Nossa Senhora Aparecida e na Paróquia Santa Rita, Membro da Pastoral de Liturgia como leitora nas Paróquias Santa Cruz e Santa Rita, e, Membro da Diretoria e parceira do Centro Social N. Sra. do Rosário.
A oportunidade de ter tido Dona Dedé como voluntária do ano 2000 até 2010 compondo a diretoria do Centro Social N. Sra. do Rosário foi um privilégio e motivo de muitas alegrias, pois durante esses 10 anos sempre aprendemos muito; principalmente com suas atitudes, conselhos, e jeito de ser. Uma simplicidade e humildade que cativava e nos fazia querer melhorar a cada dia. Vale ressaltar, que mesmo depois desse período nossa parceria nunca foi interrompida, sendo que a senhora sempre demonstrou seu apreço e preocupação com a entidade; participando com grande carinho dos momentos mais importantes com os nossos integrantes. Carinho e respeito que sempre foi recíproco entre as partes e só temos a agradecer.
O amor, a dedicação e o cuidado que tinha pela família também marcaram sua trajetória, sempre preocupada com o bem estar e a felicidade de todos. Exemplo de mulher, mãe, avó… exemplo de vida!!
Às vezes, pensamos em homenagear a quem amamos ou já faleceu, mas não conseguimos encontrar as palavras certas. Todas elas fogem e quando se juntam, não dão o verdadeiro sentido que gostaríamos de exprimir. Por isso, deixaremos aqui a nosso reconhecimento e gratidão por ter tido a oportunidade de conhecê-la, tendo a certeza que todo seu legado não será esquecido, pois cultivaremos as sementes que a senhora plantou com tanto carinho, mas com um vazio imenso em nossos corações; afinal pessoas não são objetos e por isso são insubstituíveis.
Podemos dizer que cumpriu sua missão com fé, amor e luz, sendo que sua intimidade com Deus sempre esteve presente em todos os momentos. Enfim, acreditamos em Deus e na eternidade, por isso esse final de semana um grande sinal chegou no céu e estaremos sempre unidas por meio dos pensamentos, lembranças e sementes que foram deixadas. Então não vamos dizer adeus, mas até logo!