Integrantes do Centro Social em Visita a Nascente do Rio Pessegueiro

   Nos dias 11 e 13 de junho, os integrantes do Centro Social participaram de uma atividade na Nascente do Rio Pessegueiro com Camila Daron, chefe de sessão agricultura, meio ambiente e abastecimento do Município.  No dia 05 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e Camila contou um pouco sobre o trabalho realizado pela Prefeitura Municipal com o Programa de Proteção e Recuperação das Nascentes municipais.

    Relata que no local, de propriedade da Prefeitura, anos atrás funcionava a Casa Dia, para recuperação de dependentes químicos, onde eram realizados trabalhos de plantio pelos internos. Os internos perceberam que neste terreno minava água, sendo descoberto a nascente.

 Após a desativação desta Casa Dia, a prefeitura iniciou o trabalho de reflorestamento da área.

   As nascentes têm importante papel ambiental: além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, elas também são fonte de vida para outros organismos. Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno, considerado legalmente como uma Área de Preservação Permanente (APP).

  As árvores ao redor das nascentes garantem proteção ao córrego e evitam o assoreamento e a escassez da água.  As mudas são produzidas no Viveiro Municipal e também recebem também doações.

  Os integrantes após receberem todas as informações sobre a importância das nascentes vivenciaram a prática do plantio de mudas na área.

  Agradecemos a colaboração do Departamento de agricultura, meio ambiente e abastecimento por terem proporcionado com esta experiência riquíssima aos nossos integrantes.