Interação entre Gerações

Crianças e idosas realizando atividades em conjunto, rindo, lanchando juntas e se divertindo.

Assim foram duas lindas tardes do mês de janeiro no Centro de Convivência Dom Bosco, juntamente com as crianças e adolescentes do Centro Social Nossa Senhora do Rosário.

O encontro foi proposto pelo Centro Social e teve a aceitação imediata da equipe do Centro de Convivência.

O objetivo da visita foi sensibilizar nossas crianças e adolescentes para o cuidado com os idosos e as dificuldades enfrentadas por estas pessoas que estão distantes de seus familiares no dia a dia. Algumas crianças e adolescentes se emocionaram com as histórias de vida contada pelos senhores e senhoras do Centro de Convivência.

As construções de significado se dão em vias de mão dupla.

Por um lado as crianças que puderam perceber o valor e a importância da vida, do respeito e da necessidade que todos temos de ter amor, carinho e cuidados especiais quando já não é possível cuidar de si.

Os idosos, por sua vez, acabam se beneficiando fisicamente, já que as interações os convidam ao movimento. As vivências possibilitam a troca de conhecimentos e, assim, estimula os idosos a resgatar memórias e histórias que constituem suas identidades.

A primeira tarde aconteceu no dia 16 de janeiro (segunda-feira), e a interação se deu através da participação das crianças e adolescentes juntamente com idosos durante a Dança Circular, atividade desenvolvida por Maria Isabel Santos.

No ocasião os integrantes levaram uma lembrancinha, que foi entregue a cada um dos idosos. O encontro terminou com lanches, preparado carinhosamente pelo pessoal do Centro de Convivência.

Ao final do encontro, todos estavam com um sorriso estampado no rosto e com convite para mais um encontro.

No dia 25 de janeiro, os integrantes estiveram presentes para a comemoração dos aniversariantes do mês e puderam ter momentos de troca de experiências, brincadeiras e jogos.

Para muitos esta foi a primeira vez que visitaram uma instituição para idosos, mas com certeza uma experiência impar.

Segundo Rodrigo, 11 anos: “Nos receberam muito bem! O local é muito alegre, organizado e os idosos muito felizes. Percebi que muitos idosos tem ciúmes de seus pertences. Fiquei encantado com as historias de vida deles. Também adorei os funcionários que nos trataram com muito carinho!”

Para Jorge, está não foi a primeira vez que foi ao Centro de Convivência. “Foi muito legal! Uma senhorinha me chamou para ir beber água com ela, de mãos dadas. Eles são muito alegres!”.

Os integrantes estão motivados para receberem os idosos ao Centro Social, que será agendada em data oportuna.

Como as visitas aconteceram no momento de férias, poucos integrantes tiveram a oportunidade de participar. A equipe técnica irá verificar a possibilidade de desenvolver um projeto juntamente com Centro de Convivência ao decorrer do ano para que todos possam ter essa vivência.

Agradecemos imensamente toda Equipe do Centro de Convivência e aos idosos pelo carinho que nos receberam.

“Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito!”