Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (05/06), o Centro Social Nossa Senhora do Rosário foi convidado pela Bióloga e Chefe da Seção de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Camila Daronco e pelo Biólogo Encarregado do Setor do Meio Ambiente Fábio Souza para conhecer a (ETA) Estação de Captação e Tratamento de Água do Davi.
Os integrantes dos períodos da manhã e tarde, foram recebidos e orientados pelos operadores da ETA Camila Otaviano e Ronaldo Lacerda a conhecer de perto o funcionamento do local, responsável pelo abastecimento de água de uma parte da cidade.
Visando a importância da preservação da água e a conscientização das crianças, fizemos parte de um programa de Educação Ambiental, onde primeiro fomos convidados a realizar uma visitação ao manancial das nascentes do rio pessegueiro e agora a Estação de Captação e Tratamento de Água da Represa do Davi.
Através deste programa os alunos conheceram todo o processo da água desde as nascentes até o abastecimento da cidade.
COMO FUNCIONA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA?
As estações de tratamento usam filtros e vários produtos químicos para limpar a água que sai pelas torneiras das casas. Todo esse cuidado não é pra menos. A água captada de rios ou represas vem com folhas, peixes, lodo e muitas bactérias. Para chegar às casas limpa e sem cheiro, ela passa cerca de três horas dentro de uma estação de tratamento (ETA), o que inclui fases de decantação da sujeira, filtragem e adição de cloro e flúor, entre outras etapas.
O processo na estação de tratamento de água acontece da seguinte maneira: Primeiro, o cloro Antes de qualquer coisa, assim que a água chega na estação, ela recebe uma quantidade considerável de cloro, fazendo com que todo o material orgânico e os metais sejam retirados.
Depois vem a pré-alcalinização A água agora recebe cal ou soda, que ajustam o pH de acordo com os valores exigidos nas próximas etapas
Hora da coagulação Aqui, adiciona-se sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro tipo de coagulante. Em seguida, agita-se a água violentamente, desestabilizando as partículas de sujeira e tornando-as mais fáceis de se juntarem.
Floculação Nesse estágio do tratamento, formam-se flocos com as partículas por meio da mistura lenta da água.
Etapa de Decantação Agora, toda a água passa por tanques gigantes para que os flocos de sujeira se separem.
Filtração Tanques feitos de pedras, areia e carvão antracito servem de dutos para que a água atravesse.
O momento pós-alcalinização Aqui acontece a correção final do pH da água, dessa maneira a corrosão ou a incrustação das tubulações são evitadas.
A penúltima etapa: desinfecção Adiciona-se mais cloro na água, daí ela já pode sair da estação de tratamento. Isso garante que as pessoas que a consomem não tenham contato com bactérias ou vírus.
Fim: fluoretação A água também passa a conter flúor, que ajuda a prevenir cáries.
Mas quando se trata de tratamentos de água, não se lida apenas com a que vem de rios e represas para a torneira das casas