Nos dias 11 e 13 de junho, os integrantes do Centro Social participaram de uma atividade na Nascente do Rio Pessegueiro com Camila Daron, chefe de sessão agricultura, meio ambiente e abastecimento do Município. No dia 05 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e Camila contou um pouco sobre o trabalho realizado pela Prefeitura Municipal com o Programa de Proteção e Recuperação das Nascentes municipais.
Relata que no local, de propriedade da Prefeitura, anos atrás funcionava a Casa Dia, para recuperação de dependentes químicos, onde eram realizados trabalhos de plantio pelos internos. Os internos perceberam que neste terreno minava água, sendo descoberto a nascente.
Após a desativação desta Casa Dia, a prefeitura iniciou o trabalho de reflorestamento da área.
As nascentes têm importante papel ambiental: além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, elas também são fonte de vida para outros organismos. Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno, considerado legalmente como uma Área de Preservação Permanente (APP).
As árvores ao redor das nascentes garantem proteção ao córrego e evitam o assoreamento e a escassez da água. As mudas são produzidas no Viveiro Municipal e também recebem também doações.
Os integrantes após receberem todas as informações sobre a importância das nascentes vivenciaram a prática do plantio de mudas na área.
Agradecemos a colaboração do Departamento de agricultura, meio ambiente e abastecimento por terem proporcionado com esta experiência riquíssima aos nossos integrantes.