Oficinas terapeuticas

   No Mês de Setembro, duas oficinas foram implantadas no Centro Social Nossa Senhora do Rosário: Teatro e Reciclagem.

    A oficina de Teatro está sendo coordenada pela pedagoga Claudia Rodrigues de Souza Silva Cassemiro, com integrantes de 12 a 17 anos. O projeto terá duração de 03 meses.

    Duas apresentações estão sendo ensaiadas: Musical Palavra Cantada- Rato meu querido rato, contará com a participação dos integrantes da manhã.  A turma da turma da tarde será responsável pela montagem do cenário. A apresentação acontecerá na festa em comemoração ao dia das Crianças. (11/10).

    A peça teatral: O natal de Joca, Clarinha e Amigos ,texto de Emilio Carlos adaptado por Claudia e contará com a participação dos integrantes da manhã e da tarde. Eles irão desenvolver também o cenário e o figurino. Esta apresentação acontecerá na festa de encerramento do ano.

   Os objetivos desta oficina são: desenvolver habilidades de atuação, canto e dança contribuir para o desenvolvimento do equilíbrio emocional, aperfeiçoar a leitura, fala e expressão corporal, adquirir responsabilidade e comprometimento com trabalho em equipe, desinibição e autodisciplina.

  Os Integrantes na faixa etária de 09 a 11 anos, estão participando da oficina de Reciclagem sob a coordenação da pedagoga Debora Alves dos Santos.

  O objetivo da oficina é desenvolver o conceito geral de reciclagem como forma de desenvolver e aplicar a criatividade: “Criar é formar, relacionando as coisas e apresentando-lhes uma forma nova. Criar adquire um caráter de transformação, onde o homem, ao transformar o mundo, também se transforma e, percebendo-se nessas mudanças, cresce, esclarecendo coisas dentro de si”. “Recriar é uma forma criativa de tornar o velho, novo.”

   A primeira atividade realizada pelos integrantes foi carteira, utilizando tecido e caixa de leite.   A duração desta oficina é anual com planejamento das atividades mensal.

  Percebemos que as oficinas já apresentaram resultados positivos, pois integrantes tem se demonstrado motivados e comprometidos com as atividades proposta.