Centro Social Nossa Senhora do Rosário desenvolve Oficina de Biscuit com seus integrantes

O Centro Social, preocupado com o desenvolvimento motor e psicológico de seus integrantes, desenvolve dentre suas atividades, a Oficina de Biscuit, desenvolvida pela artesã Silvana de Marco Arruda, visto que o artesanato é uma das ferramentas que mais beneficiam no desenvolvimento da criança e do adolescente, pois trabalha e desenvolve diversas habilidades e conceitos.

Concentração, disciplina, criatividade, imaginação, fantasia, emoções e exteriorização de sentimentos, a autonomia, autoestima, o trabalho em equipe e até a colaboração na vida social, são algumas das características alcançadas como resultado dos trabalhos manuais.

O artesanato trabalha também com a coordenação motora e psicomotora das pessoas, tornando-se assim uma forma de terapia.

Ajuda na aceitação da criança, de forma que ela passe a ter confiança em si mesma. “Existem muitas crianças que não se acham capazes de fazer uma determinada coisa, muitas vezes já desistem logo na primeira vez por achar que não vão conseguir. E o no artesanato isso não é diferente. Então, o primeiro objetivo é mostrar pra ela que ela é capaz sim. Isso vai trabalhando a autoestima, a socialização da criança, além da concentração.”

Pensamos também que se uma criança ou adolescente tiver vontade e habilidades para esse artesanato, ele (ela), pode futuramente trabalhar com a venda de Biscuits, como forma de adquirir ou completar a renda familiar.

É importante destacar que, ao desenvolver essa e outras oficinas, levamos sempre em conta a idade dos integrantes, visto que as atividades, inclusive o artesanato deve condizer com a idade de cada criança ou adolescente e sua fase de desenvolvimento.

E justamente por ser uma atividade benéfica e ao mesmo tempo leve e descontraída, os trabalhos manuais estão presentes em nossa rotina.